Animais da raça Senepol, machos e fêmeas jovens passarão por análise técnico-científica por quase dez meses em fazenda localizada em Miranda, MS, sob condições que reproduzem fielmente às que acontecem na pecuária nacional e com o objetivo de identificar animais superiores capazes de trazer melhoramento genético para o Senepol.
Campo Grande (MS) – Criadores de gado Senepol de todo o Brasil terão oportunidade de identificar os seus melhores animais em igualdade de condições com de outros criatórios através da Prova de Avaliação de Desempenho – PADS Senepol que em 2016 chega com uma novidade: a 1ª Edição da PADS de Fêmeas, uma ótima oportunidade para por em prova a melhoria da raça através das fêmeas.
Em uma parceria com o Geneplus e a Embrapa, serão avaliadas características como tipo racial, peso, ganho médio diário, evolução reprodutiva, conformação, precocidade e musculosidade, área de olho de lombo e espessura de gordura subcutânea. Objetivo da prova de fêmeas é descobrir quem são as melhores doadoras em qualidade e quantidade de produção de embriões através das técnicas de avaliação uterina uma vez que a raça esta sendo alavancada pelo uso intensivo da transferência de embriões e na busca da disseminação matrizes de elevado mérito genético.
A prova de avaliação de desempenho do senepol – PADS é a única prova a pasto e de longa duração e em sua 6ª Edição, a PADS de machos continuará provando campeões. As duas provas terão início no dia 01 de julho de 2016, na Fazenda San Francisco, em Miranda (MS). Os animais inscritos irão passar 252 dias em pastagens de alta qualidade, com suplementação alimentar balanceada, para serem avaliados ao final.
A promoção e a organização é do Núcleo de Melhoramento do Senepol (NBM Senepol), com supervisão do Programa Geneplus, serviço especializado de melhoramento genético animal da Embrapa Gado de Corte.
Roberto Coelho do criatório Senepol San ressalta que o método é totalmente imparcial, já que se sustenta em informações técnico-científicas: “É uma forma de refletir as reais condições de produção e o produtor ter uma noção verídica do potencial de seu plantel. Eu mesmo tive animais selecionados em edições anteriores, o que despertou o interesse da Alta Genétics e agora meu plantel tem uma referência muito boa” comenta o criador. Diversos produtores de touros Senepol que foram campeões das PADS anteriores também tiveram seus animais contratados pela Alta Genétics, que é uma referencia em central de coleta de semem.
Gilberto Menezes, Pesquisador – Melhoramento Genético Animal da Embrapa Gado de Corte ressalta “Esta prova tem efetivamente promovido o melhoramento genético da raça Senepol e o resultado disso é a melhora do padrão de qualidade dos animais classificados elite a cada prova.”
Na 3ª edição, em 2014, foram selecionados como ATJ-Plus o Corixo da San Fiv (SAN1278), Tamar 45 FIV, Astral da San (SAN1137) e o Dado da Goud (GOUD0349). Já na 4ª Edição, o Touro CALI 104 e o BAMA 1323 foram os campeões de ganho de peso e o CALI 104 escolhido como ATJ Plus.
Roberto Coelho é o presidente da NBM Senepol e grande acreditador da importância dos testes e mensurações de avaliações genéticas. Foi pioneiro e engajado na formação da parceria com a Embrapa e o Geneplus na realização e concretização da PADS. Aproveitando a oportunidade, Roberto convida a todos para a entrega dos campeões da PADS 5ª Edição que será no dia 14 de Abril as 9h no Auditório da Embrapa Pantanal, durante a Expogrande 2016.
Sobre a prova de machos, Lucas Nascimento Silva, zootecnista do Programa Geneplus e técnico da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Senepol, comenta “Os touros que apresentarem melhores resultados irão para a central de coleta de sémen e distribuído através do ATJ Plus – Avaliação de Touro Jovem. A prova ainda agrega no quesito comercialização. Os demais touros participantes da prova estarão convidados para o leilão de touros avaliados pelo PADS, que será virtual e ocorrerá no dia 02 de Agosto de 2016 com transmissão pelo Canal do Boi”, explica Lucas.
Características da raça
O Senepol é classificado como uma raça taurina adaptada, uma vez que foi formada a partir do cruzamento entre duas raças taurinas e selecionada sob condições tropicais de produção. A raça vem se destacando no mercado nacional e ganhando cada vez mais adeptos de sua criação.
Suas principais características são: boa tolerância ao calor (condições tropicais) e à ecto/endoparasitas, precocidade sexual aliada à alta libido; longevidade; carne macia, porte médio; pelos curtos e de cor vermelha; ausência de chifres (mocho); boa habilidade materna e temperamento dócil.
Serviço
Entrada dos animais: 28 de junho a 1 de julho de 2016
Término: 10 de março de 2017
Local: Fazenda San Francisco, Miranda-MS: BR-262, Km 563 (a 236km de Campo Grande)
Mais informações:
Carolina P. Coelho
Assessoria de Comunicação PADS Senepol
E-mail: senepolpads@gmail.com
(67) 9980-9044
Lucas N. Silva
Técnico do Geneplus e da ABCBSenepol
E-mail: lnszoo@hotmail.com
(67) 8121-9034