Senepol SAN – Genética de Peso – Tradição, Qualidade e Trabalho.

Conheça o Criatório SENEPOL SAN

*Qual a base do  plantel de Senepol SAN? Qual o objetivo da sua criação?*

Na fase inicial do Senepol fomos buscar material genético diversificado e disponível no mercado. Então passamos por uma etapa de avaliação deste material que coincidiu que culminou com o inicio do trabalho de Avaliação Genética da Embrapa – o programa Geneplus.

Baseando-se nessas informações e na experiência adquirida pela Genética Aditiva hoje estamos identificando o Senepol melhorador. O sistema de produção da Fazenda San Francisco é predominantemente a pasto. Utilizamos  de fertilização in vitro e transferência de embriões em tempo fixo para multiplicar os expoentes genéticos já detectados. Após três ciclos reprodutivos de cada fêmea doadora, portanto coincidindo com a entrada de suas filhas no plantel, ofertamos estas fêmeas no mercado pois passamos a
produzir com as suas filhas.

As linhagens que originaram este animais são CN e WC, que são as duas linhagens principais que originaram o Senepol no Caribe. A base do rebanho da SAN vem dos melhores linhagens, representadas pelos afixos: WC, PRR, CN, OLR, SCR, GST, AC, JAJ, RD, HBC, AGL, ZT.

*Objetivo com a criação do SENEPOL:*

Tínhamos extensos rebanhos nelore e era uma luta para conseguir ganhos em produtividade. Logo ficou claro que a melhor solução era o cruzamento com raças taurinas. Muitos tipos e formas de cruzamentos foram tentados. O melhor resultado em produtividade e qualidade de carne foi obtido com o Montana CEIP que utiliza a complementariedade entre as raças mantendo sempre alta heterose. Nas importações feitas para a construção do Composto Montana vieram dez raças adaptadas e destas dez a melhor de todas foi o Senepol, daí a nossa escolha. Hoje estamos trabalhando na sucessão familiar, passando o negócio e a filosofia de vida para as filhas
sucessoras que já são apaixonadas pelo gado, levam muito a sério o melhoramento genético do rebanho e trabalham para produzir animais com alto valor genético, produtivo e bem avaliado.

Senepol SAN Genetica de peso - matrizes Senepol

Senepol SAN Genetica de peso – matrizes Senepol

*Como você vê a evolução da raça Senepol?*

Os criadores de Senepol hoje já estão atentos da necessidade de melhoria do rebanho puro através de programas de avaliação genética e provas de avaliação de desempenho na busca de identificar animais melhoradores.
Paralelo a isso, cada vez mais produtores e investidores vem acreditando na raça que já esta consolidada como excelente produtora de carne de qualidade e em quantidade. A raça cresce ano a ano pautada em um trabalho sério dos criadores com apoio da Associação. Vai ocupar um grande espaço na produção de carne com qualidade no Brasil.

*Quais benefícios você destacaria como os mais importantes da raça Senepol? Qual a principal contribuição da raça para o Brasil?*

Fazer o cruzamento industrial com touro a campo produzir animais com carne de qualidade de forma simples e barata.

*Como avalia o desempenho do Senepol a pasto? O Senepol funciona a pasto?*

Sim, observamos em diversas ocasiões os touros cobrindo vacas a campo em condições de extremo calor do Pantanal sul-matogrossense, onde a temperatura predominante é de 35 – 40°C quase o ano todo.

Em sua primeira estação de monta, o touro jovem cobre de 25 a 30 vacas. Já em sua segunda estação, se bem manejado, o touro pode cobrir até 50 vacas. O touro senepol é precoce e resistente o que trás a longevidade, portanto um touro bem cuidado pode atender várias estações de uma fazenda.

RAZOR DA LASA - FOTO SEMEX

*Como o senhor vê o futuro do Senepol na pecuária nacional?*

Cobrindo a pasto, fazendo heterose a campo nos grandes rebanhos de regiões mais inóspitas onde a tecnologia de inseminação artificial não consegue chegar tanto pela logística ou pelo custo.

*Qual o potencial da raça no cruzamento industrial? Qual a vantagem da carne do nelore cruzado com Senepol?*

O touro Senepol cobre muito bem a vacada a campo e quando usada em raças zebuínas encurta o ciclo do produtor, produzindo um animal mais pesado em menos tempo, aumentando a produtividade da fazenda. Resultam produtos de melhor constituição, mais vigorosos e de maior capacidade de produção.

*Como a associação e o criador podem trabalhar no sentido do valor agregado da carne do Senepol?*

Formar um grupo de criadores e engordadores de produtos resultantes do cruzamento com senepol para ser fornecedor qualificado em programa de carnes especiais. Começar a criar uma demanda por carne Senepol no mercado consumidor. Outro ponto será trabalhar para o publico final qual é o diferencial da carne Senepol.

Senepol SAN – Genética de Peso – Tradição, Qualidade e Trabalho. www.senepolsan.com.br – Pantanal – Miranda/MS.

Senepol SAN – Genética de Peso – Tradição, Qualidade e Trabalho.
www.senepolsan.com.br – Pantanal – Miranda/MS.

*É possível ganhar dinheiro com o Senepol? Como?*

Sim. O produtor pode investir na raça pura onde irá produzir touros e matrizes para venda com genética agregada ou comprar touro ou sémen e utilizar na vacada para fazer cruzamento industrial. Outro mercado em
grande ascensão é o de venda de embriões que tem se consolidado também como um bom negócio. Como em toda criação tratamos de animais e para se ter sucesso é importante cuidar do negócio desde o manejo inicial com o gado, passando por uma seleção boa na fazenda, trabalhar para valorização comercial do seu gado/genética e um pós venda com assessoria no negócio fazendo com que o seu cliente também construa um negócio de sucesso e tenha êxito pessoal e profissional no Senepol. O produto meio sangue senepol é muito bem valorizado pois serve tanto para abater no ciclo curto como também para reposição de matrizes, já que elas são resistentes e possuem habilidade materna, criando bem seus bezerros.

*Que conselho o sr. dá para quem quer começar a investir na raça?*

Escolher com critério os animais que vai comprar para compor o rebanho e buscar os criatórios de referência em seleção genética. Pode-se começar rápido através da aquisição de embriões e utilização de receptoras, aqui
sugerimos um critério rigoroso na seleção das doadoras e das mães receptoras dos embriões, precisam já ter sido provadas como mães e, ter boa saúde e pois o investimento é alto. A escolha da genética dos embriões
também é outro fator extremamente importante pois resultará num maior apelo comercial na venda do produto final, seja ele o animal ou novos embriões. Entender o que o mercado procura, no futuro da pecuária e nas tendências, buscar animais avaliados pelo Geneplus e fazer animais com alto valor, o que é um grande desafio.

Na escolha de matrizes para começar o rebanho é importante buscar animais com saúde, de boa produtividade, que possuam um bom histórico no rebanho e de boas DEPS. Buscar uma genética que imprima animais mais produtivos e melhores. Usar em seu rebanho puro sempre touros jovens recomendados pelo ATJ-PLUS Embrapa e fazer avaliação genética do seu rebanho através do Geneplus Embrapa, utilizando a ciência para promover a melhoria do rebanho Senepol brasileiro.

*Por: Carolina Coelho e Andréa Lucia Coelho

Senepol SAN – Genética de Peso – Tradição, Qualidade e Trabalho.

www.senepolsan.com.br – Pantanal – Miranda/MS.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *