PADS Senepol identifica Touros ATJ Plus com vaga garantida em central de coleta de sêmem.

A PADS – Prova de Avaliação de Desempenho a Pasto do Senepol promoveu a identificação e possibilitou a escolha de animais melhoradores, participantes da prova, para serem ATJ dentro do Programa do Geneplus Embrapa. O ATJ – Programa de Avaliação de Touros Jovens consiste em identificar touros jovens promissores e promover, via inseminação artificial, FIV e TE, a intensa utilização dos mesmos em rebanhos parceiros garantindo rápido e significativo aumento do número de suas progênies. Isto torna seus resultados mais acurados na avaliação genética, aumentando a segurança do criador em investir naqueles touros jovens. O ATJ também possibilita a ampliação da oferta de novas opções de touros aos criadores, o que pode contribuir com a ampliação da variabilidade genética dentro da raça Senepol.

Neste ultimo dia 01 de Julho de 2016 foi feita a seleção dos touros jovens ATJ-Plus da 5ª edição da PADS Senepol.  Técnicos do Geneplus Embrapa e da ABS PecPlan elegeram os 03 touros jovens destaques da prova que são dos criatórios Senepol CMI, TAMAR e GOUD. Os vencedores serão encaminhados para a ABS PecPlan, que será a central de coleta responsável pela distribuição dos lotes de sêmen destes touros às Fazendas colaboradoras e participantes da prova com possibilidade de contratação dos touros nesta central de coleta a partir de agosto.

A coordenação do ATJ-Plus organizará a logística de distribuição entre os interessados, que por sua vez, ficam compromissados com o envio dos dados da produção nascida para a avaliação pelo Geneplus. Esta segunda etapa consagra os campeões melhoradores.

Diego Alves Costa, Gerente de Negócios Oeste da ABS PECPLAN comenta “Fiquei impressionado com os animais da PADS selecionados para escolhermos o ATJ deste ano. Enxergamos esta seleção aprimorada em poucas raças no país. Isto é resultado de seleção dos melhores animais que vem de uma prova de ganho de peso, aliada à avaliação genética e características morfológicas. Estas três premissas fazem com que seja o que o criador produtor de carne esta buscando. Atendem a uma necessidade do mercado atual e podem contribuir com o que o mercado busca em qualidade de carne e qualidade de produção pensando num ciclo curto.” Costa ainda salienta que dentro da raça Senepol, o programa que melhor representa isso é o ATJ-Plus da Embrapa pois o programa resulta na seleção de animais superiores de uma forma muito rápida e objetiva.

Para participação no ATJ-Plus Senepol, através das provas de desempenho, os animais são classificados como Elite no ranking, devem ter aprovação da equipe técnica responsável e serem classificados com nota 5 ou 6 para conformação frigorífica.

Os animais escolhidos para serem ATJ-Plus da 5ª Edição da PADS Senepol  foram:  CMI 1791 do criatório Senepol CMI, TMR0217 do criatório Senepol TAMAR e GOUD 0549 do Criatório GOUD Senepol.

O NBM Senepol – Núcleo Brasileiro de Melhoramento Genético da raça Senepol, promotora da PADS Senepol, agradece a todos os criadores e às empresas parceiras pela participação e colaboração e convida a todos a continuarem participando deste trabalho que traz significativos benefícios para a raça Senepol.

Por: Carolina Coelho – Assessoria MKT PADS Senepol (67) 9-9980-9044 – senepolpads@gmail.com
 
https://www.facebook.com/PADSSENEPOL/
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *